Até quando você vai viver dentro dessa tenda?

Título Original: MOBILIDADE: As lições que o sol traz

Por Genilson Soares da Silva

Gosta de poesia? Eu gosto muito. O que acho mais legal na poesia é que através dela o poeta pode dizer o que quiser. Ele tem a tal licença poética. Assim, é proibido proibi-lo. Acho que o Davi sabia disso quando compôs o Salmo 19, senão jamais teria dito o que disse sobre o sol:

Nos céus ele armou uma tenda para o sol,

Que é como um noivo que sai de seu aposento,

E se lança em sua carreira com a alegria de um herói.

Sai de uma extremidade dos céus

E faz o seu trajeto até a outra;

Nada escapa ao seu calor.

Você deve pensar assim com seus botões: “o sol desse poema só falta falar”. Mas quem disse que ele não fala? Fala sim, viu? E como fala. Fala dia após dia, mês após mês, ano após ano. Só que a fala dele é de um outro nível. Não há linguagem, nem há palavras, nem libras e dele não se ouve nenhum som.

O sol fala pelo seu agir. E quanto mais fala, mais lição traz pra gente. Vamos tentar tratar de algumas delas aqui. Vamos à primeira: o sol traz pra gente uma lição de mobilidade. O sol tem uma tenda. Deus, o seu criador, foi quem a armou nos céus pra ele.

Mas o sol não vive o tempo todo dentro dessa tenda. O Salmo nos diz que ele “sai do seu aposento”. O sol não nasceu por acaso nem para o acaso. Ele nasceu de Deus e pra cumprir uma missão de Deus. Está dito em certo lugar da Bíblia que Deus o colocou no firmamento para alumiar a terra.

É obvio que não tem como sol fazer isso, alumiar o mundo, da sua cama, do seu quarto, da sua tenda. Tem que sair pra cumpri-la. E o sol sai! E o sol abre mão do conforto da tenda! E o sol abre mão da segurança da tenda! Vai brilhar onde Deus mandou brilhar, fora da tenda.

Assim como o sol, você não está neste mundo por acaso nem para o acaso. Você sabe de onde veio, de Deus, o mesmo que criou tudo o mais. Você sabe qual é a sua missão neste mundo, ser luz do mundo. Mas você não mexe um palha pra cumpri-la. Até quando você vai viver dentro dessa tenda?

Sai da cama, vai. Tira esse pijama de panda, de urso, de unicórnio, de oncinha, de sei la o que. Tira esse chinelo de ficar em casa. Vista-se com toda a armadura de Deus e vai tomar os bens do valente. O Mais Valente é com você. Ele vai guardar a sua entrada e a sua saída desde agora e para sempre.

Confira também

Comentários encerrados.