Assistindo a série 13 Reasons Why? 5 motivos para parar de assisti-la agora mesmo!

De todas as formas não recomendo que assistam 13 Reasons Why. Uma série que acabou de ser lançada e já surtiu grande efeito nos espectadores, e reafirmo, que não apoio ninguém a assistir. Aqui vão 5 motivos pelos quais espero façam você desistir de ver:

  1. Vai contra a organização da saúde

Em 2002 a Organização Mundial de Saúde deu direcionamentos para a mídia poder tratar o assunto de forma cautelosa em casos de suicídio. A OMS tinha três pontos principais a serem utilizados que a série ignorou totalmente: 1) Jamais romantizar o suicídio; 2) Não tratar o suicídio como algo para acabar com os problemas; 3) Evitar incluir o método ou detalhes da pessoa falecida. Isso é uma forma de respeitar a família como também falar sobre o assunto de forma direta que foque em ações de prevenção e conscientização. Quem assistiu os últimos episódios sabe esses pontos são ignorados e que são um tutorial de como tirar a própria vida.

2) Ela influência pessoas ao suicídio

É um termo utilizado na psicanálise para definir a influência do suicídio em pessoas com fragilidade emocional ou psíquica. Significa que o suicídio pode influenciar outras pessoas a fazerem o mesmo e dando o local e o modo como Hannah Baker (personagem da série) tirou a própria vida e a série mostra abertamente como fazer, tendo uma ação negativa sobre os jovens.

3) Existem vários gatilhos

Para uma pessoa saudável a série pode servir para pensar e rever conceitos. Agora para uma pessoa com depressão pode ser o desencadeamento de uma morte. Só no episódio 9 existe um aviso de que haveriam cenas fortes. O contexto da série já pode fazer alguém com depressão entrar em crise.

4) Hannah vê o suicídio como uma ‘opção’

Após a estreia da série no dia 31 de março, o Centro de valorização da Vida (CVV) percebeu um aumento de 445% no número de e-mails com pedidos de ajuda. Também houve alta de 170% na média de visitantes do site. A maioria das pessoas que pedem ajuda é formada por jovens que se identificam com a personagem da série.

Uma pessoa a beira de cometer suicídio não vê outra saída a não ser se matar pois existe a questão do desiquilíbrio mental em que ela se encontra presa nos próprios sentimentos e pensamentos. Na série não é citada nenhuma vez esse problema pelo qual Hannah passou utilizando o ponto de que ela teria sido “assassinada” fazendo com que não se fale no assunto.

5)13 Reasons Why não apresenta nenhuma saída

 A série não apresenta nenhuma solução para Hannah e também não dá exemplos de casos que fora revertidos e solucionados. Quando ela decide dar ‘uma última chance para sua vida’ indo falar com o conselheiro da escola, passa a ideia de que pedir ajuda não adianta nada, pois ela mesmo disse, ‘ninguém se importou o suficiente’.

Alguém que se sente triste, sozinho e confuso pode acreditar que é assim que funciona e que não se tem outra saída. Outra coisa que vale lembrar é que eles não colocaram os sistemas de apoio, como o número de telefone da organização de centro de valorização a vida (141) e nem o site oficial para que as pessoas busquem ajuda antes que seja tarde

A série parece inofensiva mas ele pode contribuir para que jovens que passem por situações de bullying se sintam na mesma situação do personagem e achem que o que ela fez seja a melhor saída.

Aliás, o bullying não deve ser tratado como brincadeira, creio que nem todos os casos acabem em suicídio, mas temos que ter  a consciência de que existem pessoas com problemas reais.

Fica a dica, tem várias outras séries bacanas para assistir, mas essa certamente não contribuíra em nada!

Por: Gabriela Zanutti

Fontes: Superela e Razões para acreditar

Um comentário