As tentações humanas e a fidelidade de Deus

“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” (1 Coríntios 10.13)

Frequentemente somos postos à prova em algum aspecto. É como se a corda da existência fosse esticada ao limite ou que ficasse demarcada a linha divisória da nossa capacidade em alguma área. Mas o teste não é para que sejamos derrotados, e sim para que seja demonstrada a nossa opção de comportamento. Entre as adversidades, o comportamento humano e o de Deus, há detalhes a serem considerados.

As oportunidades para as tentações são resultados da própria fragilidade humana – “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens.” Foi o primeiro casal que rejeitou o propósito primário de Deus e, por conseguinte, toda tentação é no mínimo uma repetição da história, em algum fruto proibido e desejável aos olhos. Em meio às lutas, não raras vezes, surgem sentimentos de vazio interior, de perda do sentido da vida, de que não há mais saída. Todos estes pensamentos estão errados, porque não existe situação insuportável para àquele que faz do seu interior uma habitação para Deus.

Deus é sempre fiel em tudo. Não precisamos nos sentir só, ou arrumarmos uma desculpa para pecarmos. Há um Deus fiel ao nosso lado, que nos conhece como ninguém. Fiel na criação, na sustentação e na salvação. Ele, somente Ele, é nosso eterno protetor. Nada, absolutamente nada, é maior que Deus. Nada supera o Seu poder e o Seu amor. Basta olhar para Cristo e perguntar: Alguém sofreu voluntariamente mais que Ele? E depois da Sua ressurreição, alguém ficou em posição superior a dEle?

Ao lado de Deus há sempre um caminho vitorioso – “juntamente com a tentação, vos preparará livramento, de sorte que a possais suportar”. Este livramento muitas vezes é diretamente por intervenção Divina. Outras vezes, Deus nos reveste de força ou sabedoria nos fazendo coadjuvantes da vitória. Não fomos predestinados para a derrota e cada escape da tentação é uma mensagem dizendo: “Deus ainda hoje está no controle de toda experiência humana”, “O pecado nunca é uma necessidade para os filhos de Deus”, “Os poderes das trevas existem, mas estão limitados”, “Deus tem uma medida exata para todas as provações”.

Todos estão sujeitos às tentações, mas a vitória é somente de quem se posiciona ao lado do bem, do amor, da graça, da salvação, do sangue e da vida de Cristo!

Por: Pr. Elias Ferreira

Sem comentários