As crianças estão mudando e o seu ministério?

“As crianças estão mudando…” Você ja deve ter ouvido esta frase. Mas o que você está fazendo sobre isso?

Aqui estão alguns pontos que você pode considerar enquanto discute este tema com sua equipe.

Sua experiência de aprendizagem é centrada na criança.

O foco do ministério está se deslocando do professor para os alunos. Isso é você está buscando métodos de aprendizagem que foquem na faixa etária correta e na realidade das crianças da sua igreja e comunidade?

Se não estiver, sugiro que o seu Ministérios da Criança mude para um currículo (ou adapte o seu) voltado para elas.

Com a alta da tecnologia o número de crianças online está cada vez maior.

O número de crianças que participam na aprendizagem em sala de aula está encolhendo, enquanto o número de crianças que aprendem on-line está crescendo. Em 2009, foram 450 mil alunos on-line. Hoje, existem cerca de 4 milhões. (Dados referente aos EUA). No Brasil a realidade de ensino digital é baixa, mas a porcentagem de horas e acesso a rede é cada vez maior. Comece a pensar sobre o fornecimento de experiências de aprendizado on-line e programas para que as crianças possam usar na rede. Facebook, Instagram são apenas o começo! Evolua essa ideia! Os adultos já possuem isso em abundância, através dos cultos online, mas os ministérios de crianças ainda estão longe disso.

Construa habilidades de pensar – as crianças cada vez mais são obrigadas a olhar para as informações de forma mais crítica, em vez de apenas tentar memorizar o que lhes é apresentado em sala de aula.

Leve em conta que o seu ministério deve ensinar além dos fatos e ensinar as crianças a avaliar, analisar, compreender e aplicar a verdade.

Comece a fazer uma abordagem personalizada. O que quero dizer é ensine aplicando todos os estilos de aprendizagem. Utilizar apenas um método de ensino baseado em palestras pode alienar uma grande porcentagem de crianças.

Use Jogos Produtivos. Use jogos para ensinar e divertir as crianças, assim elas podem aprender de forma relevante e divertida.

Grande parte dos jovens e agora das crianças tem acesso a dispositivos móveis como smartphones, notebooks, tablets e dispositivos de leitura digital.  Você pode mostrar a elas apps que sejam saudáveis para sua vida espiritual como bíblias ilustradas, jogos e livros.

Como você e sua equipe tem evoluído a maneira de ser relevante e levar mais crianças a conhecerem a Cristo?

Fonte: Monte Sião

 

Sem comentários