As bem-aventuranças

“Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus”

Jesus começa o Sermão do Monte destacando a necessidade daqueles que são pobres de espírito e que choram. Ele alcançam o Reino de Deus e são conciliados com Ele. Como bem-aventurados, eles alcançam também a mansidão, são misericordiosos, puros de coração e pacificadores. Agora Jesus destaca que somente é possível ver a Deus se estiver limpo de coração. A Palavra de Deus exerce esta função de remover todas as impurezas de nosso coração: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a sua palavra.” (Salmo 119.9) E outra vez Jesus diz aos seus discípulos: “Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.” (Jo 15. 3.)

Texto bíblico

Mateus 5.8; Salmo 24.1-4

Compartilhando: Como alcançar a condição de ser limpo de coração?

Deus se interessa pelo coração do homem, ou seja, pelo seu e seu caráter.  Esta condição é impossível sem a atuação e o poder do Espírito Santo. Porque é o Espírito Santo quem opera a obra do novo nascimento. Pelo próprio esforço jamais o homem conseguirá esta transformação. Os limpos de coração são aqueles que ouvem e aprendem de Cristo. São mansos e humildes de coração. Eles alcançaram a condição de filhos de Deus, uma vez que morreram com Cristo e ressuscitaram com Ele. São novas criaturas (Romanos 1.16; 2 Co 5.17)

Eles verão a Deus

Como é possível ver a Deus? O apóstolo João responde: “Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.” (1.18). Ao ser regenerado em Cristo, imediatamente o crente tem os olhos do coração iluminados para compreender a natureza da pessoa de Deus (Ef 1.18). À medida que vai sendo instruído na Palavra, o crente entra num processo de transformação à imagem de Cristo, mudando a natureza de pecado para uma natureza de santificação, capacitando-o a tornar-se em um instrumento especial para realizar as obras de Deus (leia 2 Co 3.18 e Tiago 1. 21-22).

Compartilhando:
a. Manter o coração puro é uma escolha por Jesus. Você já fez uma escolha por ele?

b. Manter o coração puro também é uma escolha. Você tem mantido seu coração puro?

c. Com que sua mente tem sido ocupada diariamente?

Conclusão
O Salmo 1 destaca como bem-aventurado o homem que não anda no conselho de ímpios e nem no caminho de pecadores, nem pára para ouvir escárnios de quem zomba das coisas de Deus. Ele se deleita na Palavra de Deus e se enche dela, tornando-se forte como uma árvore, que junto a correntes de água tem folhagem exuberante, é forte e produz frutos no tempo certo. Escolher ter um coração puro começa com o novo nascimento, mas continua pela dedicação na meditação das Escrituras. Portanto, não perca tempo com “cultura inútil” (novelas, revistas impróprias para a mente do cristão etc), mas medite na Palavra de Deus.

Memorizando a Palavra de Deus: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.” (Mateus 5.8.)

 

Extraído: Revista Atos

Sem comentários