“Aqui Jesus Reina”

O que você costuma pedir a Deus em oração? Vou lhe lembrar de um importante pedido que não pode faltar em suas orações. Jesus nos ensinou a orar da seguinte maneira: que o seu reino venha logo e que a sua vontade seja feita aqui na terra, tal como é feita no céu (Mt 6:10). Lembra qual foi a última vez que fez este pedido a Deus? O que ele expressa?

Quando o cidadão do reino faz esta oração, está expressando o desejo de que, no presente, as suas vidas na terra se aproximem ao máximo possível à vida do céu. Por isso a oração “seja feita a tua vontade na terra”. O grande desejo e intento por trás do pedido é submeter à vida a vontade do Rei que escolheram seguir. Quando oram desta maneira, estão apresentando sua decisão de ser, cada vez mais, a antecipação histórica do “já” no “ainda não”. O reino “ainda não chegou em plenitude”, mas “já” está entre nós, e precisamos nos comprometer com os seus valores.

Entretanto, precisamos lembrar e desejar que Deus traga a consumação do seu reino logo! Afinal de contas, por mais que nos comprometamos com o reino hoje, nunca o conseguiremos trazê-lo de modo pleno. Antes do retorno de Cristo, podemos já viver o reino, mas ainda não o vivemos em sua perfeição final. Nunca podemos perder a perspectiva de que, um dia, o reino de Deus será manifestado em sua plenitude. Quem traz este reino de modo pleno é Jesus Cristo. Daí porque ele nos ensinou orar: “Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o teu nome, venha a nós o teu reino, e que a tua vontade seja feita na terra como é feita no céu”. Um dia, na terra, a vontade de Deus será feita plenamente, assim como isto já acontece no céu, hoje.

O dia que o reino de Deus vier de maneira plena, o desejo expresso num totem gigante presente na entrada da cidade de Agudos, pequena cidade no oeste do Estado de São Paulo, se realizará. O totem traz a seguinte frase: “Aqui Jesus Reina: Agudos”. O que a frase expressa? Acreditamos que expressa o desejo que quem a colocou, de que Jesus reine sobre a cidade de Agudos. Todavia, devemos questionar: ela pode ser entendida em termos absolutos? Jesus, de fato, reina 100% na cidade? Todos os mais de trinta mil cidadãos agudenses vivem debaixo do senhorio de Cristo? Não precisamos ir até a cidade de Agudos, e nem fazer pesquisa em internet para saber que a resposta a estas perguntas é não. Jesus não reina em termos absolutos nesta cidade, como não reina em termos absolutos, ainda, em nenhuma cidade.

É possível que Agudos ainda sofra com desigualdades sociais, com prostituição, com crianças carentes, com crianças fora da escola, com gente doente e atendimento demorado, com gente recebendo mal por sua mão de obra, com pessoas desempregadas, com pessoas viciadas no álcool, com gente envolvida com drogas, com casamentos dissolvidos, com gente longe de Deus, com pessoas que vivem a vida a revelia de Jesus. É possível! Em maior ou menor grau, estes e outros problemas são típicos de cidades – e não só de Agudos. Mas haverá um dia em que Jesus retornará de modo triunfante. Neste dia, todos aqueles que se renderam a Ele como Senhor, inclusive os cidadãos agudenses, se defrontarão com o rei de toda a terra, e reinarão com ele. Nesta ocasião, todos os problemas mencionados desaparecerão, e não só em Agudos, mas por sobre toda a terra, Jesus reinará de modo pleno!

Até lá, continuemos desejando que Jesus reine sobre a nossa vida. Além disso, continuemos nos empenhando com os valores do reino e orando para que este venha logo! Que tal fazer isso agora? Você não vai gastar mais do que dez segundos para fazer este pedido a Deus! Peça de coração: que o seu reino venha logo e que a sua vontade seja feita aqui na terra, tal como é feita no céu.

Fonte: FUMAP

Sem comentários