Aprender, ensinar, como vão minhas aulas na escola Bíblica?

Durante essa semana estaremos abordando assuntos ligados a escola Bíblia e para isso estaremos abordando o livro “As sete leis do aprendizado ” do Dr. Bruce Wilkinson. Neste livro o autor aborda esse tema e a suma do livro é: como ensinar quase tudo a praticamente qualquer pessoa, e estaremos abordando uma das leis a cada dia, começaremos hoje com a lei da aprendizagem.

Como é sua visão sobre aprender e ensinar? São coisas que devem ser vistas como conjuntas ou separadas? E Deus será que ele divorcia o ensino da aprendizagem? Em deuteronômio veremos alguns versículos semelhantes mas com foco diferente:

Dt 4.1: “E agora, ó Israel, ouça os decretos e as leis que lhes estou ensinando a cumprir, para que vivam e tomem posse da terra, que o Senhor, o Deus dos seus antepassados, dá a vocês.”.

Dt 5.1: “Então Moisés convocou todo o Israel e lhe disse: Ouçam, ó Israel, os decretos e as ordenanças que hoje lhes estou anunciando. Aprendam-nos e tenham o cuidado de cumpri-los.”

E ai ensinar e aprender, juntos ou separados? No sentido mais completo da palavra vamos entender no hebraico que se trata da mesma palavra, nos dois textos foram usada a mesma raiz da palavra em hebraico. Percebe a importância disso? O que o professor faz e o que o aluno faz acham-se profundamente ligados.

A raiz da palavra em hebraico é “Piel” que significa ocupar-se avidamente da ação indicada pela raiz que é aprender. Ensinar, portanto, significa ocupar-se avidamente da aprendizagem dos alunos.

A bíblia diz que ensinar significa “levar a aprender”. Esse é o âmago da “Lei da Aprendizagem”.

E como avaliamos se somos ou não um bom professor? Pela medida que os alunos aprendem. Já pensou se isso fosse levado a sério, se os professores fizessem um pacto de serem fiéis a ordenança bíblica de “levar a aprender”? Haveria uma revolução, a aprendizagem se elevaria, a disciplina voltaria e os alunos passariam a gostar de aprender, em lugar de odiarem a escola.

As máximas da lei da aprendizagem, que são facetas diferentes de “levar a aprender” e como melhor a entender e as abordaremos aqui. Quanto maior e mais plena for sua compreensão do assunto, mais fácil será incorporar essa verdade à sua prática de ensino.

Máxima 1: Os professores são responsáveis por levar os alunos a aprender.

Conta-se a história de um professor que depois de 25 minutos de aula, deu aos alunos uma prova, todos não acreditavam no que estava acontecendo no primeiro dia de aula. Uma das alunas, que sempre tirava boas notas, o retrucou pela atitude e a nota que havia recebido, não achando justo, pois não teve oportunidade de aprender. Por essa atitude o professor foi conversar com ela e lhe disse que nota você me daria? Sem resposta da aluna disse-lhe então: “a sua nota é a minha nota”, o que você aprendeu ou não depende inteiramente da minha atuação como professor.

Dá pra perceber a importância dessa reflexão, os alunos precisam se responsabilizar por aprender a matéria – mas o professor é responsável por induzi-los a sabê-la. O professor precisa ter o compromisso de fazer tudo que tiver a seu alcance para levar o aluno a aprender.

E ai como tem sido os seus esforços para induzir seus alunos a aprender?

Máxima 2: Os professores terão que dar contas a Deus pela influência que exerceram.

O parceiro da responsabilidade total é a prestação de contas. Quando alguém nos delega uma responsabilidade num projeto, seja ele qual for geralmente precisamos prestar contas de nosso desempenho.A palavra de Deus deixa bem claro que cada um de nós haverá de prestar contas ao próprio Deus acerca do cumprimento ou não das instruções que ele nos deu.

“Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.”2 Coríntios 5:10

Portanto, exerça com excelência o chamado de Deus pra sua vida, e faça seu trabalho com todo empenho possível.

Máxima 3: Os professores são responsáveis porque sob o controle deles estão a matéria, o estilo e o orador.

Por conta desses três detalhes é que Deus diz em sua palavra que teremos que prestar contas, a única coisa na qual não está no controle do professor é o aluno, pois do restante ele tem total controle. Vamos entender?

Matéria: O professor tem total controle de cada palavra que profere.

Estilo: Também controla a maneira de dar sua aula. Se sussura, grita, fica parado, sentado, cruza os braços, trabalha em grupo, com debate, filme, painel, discussão…enfim como dará sua aula.

Orador: O professor tem controle completo de si mesmo, a forma como se vestir, o falar formal ou informal, se conversa com os alunos ou se distancia deles.

O professor leva o aluno a aprender através do emprego correto e oportuno da matéria, do estilo e do orador. De como prepara a sua aula, quais recursos utiliza. Como você tem usado esses três detalhes em sua aula?

Máxima 4 : Os professores deveriam medir o seu sucesso pelo de seus alunos.

Qual seu conceito de um bom professor? São bons aqueles que têm anos de ministração de aulas, cursos, mestrado, doutorados?

Essas são ótimas referencias, mais não garantem que sejam bons professores. O maior teste de eficiência de um professor é o desempenho de seus alunos. Por isso procure os frutos do seu trabalho no aprendizado de seus alunos, o quanto daquilo que você ensinou, o que foi absorvido por eles e assim poderá medir seu desempenho como professor.

Máxima 5: Professores exercem maior impacto sobre seus alunos através de seu caráter e compromisso, e não da sua comunicação.

Já ouviu esses provérbios: “Aquilo que fazemos fala mais alto do aquilo que dizemos ” e “Nossas ações falam mais alto que nossas palavras”? Pois bem, eles se aplicam completamente a vida do professor. O caráter sempre influencia mais que a comunicação.

Quando adultos apontam o professor que mais os influenciou, sempre mencionam alguém que possuía caráter e compromisso mais nobre. E é assim continuamente, seus alunos podem admirar sua oratória, e forma de comunicação, mais suas ações podem levar tudo a perder quando seu caráter e compromisso não forem certeiros.

Máxima 6: os professores existem para servir os alunos

É você não leu errado, servir esse é o foco de um professor que tem o desejo de agradar a Cristo. No livro em questão o autor dá um exemplo bem prático sobre isso, vejamos:

Como é que você se sentiria se fosse a um restaurante, pedisse água ao garçom, e este retrucasse: “Vá buscar, você mesmo!”. Você ficaria indignado e reprovaria o restaurante. Agora pense no papel do professor. Numa sala de aula, quem deve servir a água, trazer os alimentos e perguntar aos clientes se deseja mais alguma coisa.

Meu querido professor, você foi chamado por Deus pra uma tarefa incrível, se empenhar e preparar o melhor alimento para as ovelhas do Senhor, essa deve ser sua meta e onde você deve empenhar todas as suas forças. Seus alunos estão ali esperando receber um alimento que esteja bem preparado e que os nutra.

 

Diante de todas essas palavras você deve compreender e aceitar a responsabilidade de levar seus alunos a aprender. Quase sempre são poucos aqueles que possuem uma verdadeira paixão por usar bem os talentos que Deus lhes deu, e por atingir o máximo de seu potencial. Faça uma revisão na maneira como tem dado suas aulas, qual o seu foco e sua meta, se elas são apenas de passar a lição da escola Bíblia, ou de prepara e servir o melhor alimento para os filhos de Deus.

 

Este artigo é totalmente baseado no Livro As 7 leis do Aprendizado, de Dr. Bruce Wilkinson da editora Betânia, o qual totalmente recomendo a você que deseja se empenhar em dar o seu melhor nesta linda tarefa que Deus te deu.

 

Adaptado por Eloiza Zanutti

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários