Afinal quem manda aqui nesta casa?

No casamento ele é varela? Manda ele, manda ela. Ou Ele é varunca? Manda ela, ele nunca. Ou ele é varão … aprendeu ou está aprendendo que um lar verdadeiramente cristão, como dizia meu pai seu Anatalão, deve estar centrado em torno da pessoa de Cristo.

É preciso haver submissão mutua no lar, como nos ensina Efésios 5. Não é o marido quem manda. Não é a mulher quem manda. É o Senhor quem nos manda. Nós servimos e cooperamos uns com os outros.

Este negócio do marido mandar, ser abrutalhado, xingar e até agredir fisicamente a mulher ( caso de polícia), não prestar contas das senhas do facebook, celular, chegar a hora que quer, só ele tem domínio e autoridade para gastar o dinheiro e que ela se vire com o fogão, a cozinha e o trabalho fora…isso nunca foi bíblico. Isso é antibíblico.

Também tem o lado de dona Maria, que ganha mais ( ou por quais outras ene razões) e ela não está nem aí pro zezão. Aliás ela trata o zezão de zezim na frente de sua família e de outros, porque ela é dona da grana. Isso é anticristão.

Biblicamente somos servos uns dos outros pelo amor. A responsabilidade final de responder pela família, de ser o sacerdote do lar biblicamente é mesmo do homem. Isso não significa que ela não possa chamar a família para o culto doméstico por exemplo.

Num ambiente de amor e compreensão ele delegará, ela decidirá. Ela decidirá, ele acatará. Ele definirá, ela celebrará. São um no casamento.

Cooperadores e não competidores. Se o marido cozinhou, por exemplo, você arrume ou ajude arrumar a cozinha e vice-versa. Este é um grande desafio em qualquer casamento: aprender a viver a vida comum do lar e aprender a tornar servo um do outro na vida familiar. Tenso?! Claro e evidente… Se não fosse tenso, não seria casamento, seria uma pensão de defuntos.

Humildade, perdão, oração, bondade, generosidade, mansidão, respeito paciência, compaixão, serviço e o amor de Jesus sempre serão melhor no lar do que que milimétrica definições de papéis como, por exemplo, homem faz isso mulher faz aquilo.

É preciso resgatar o Senhorio de Jesus no Lar.

Fonte: Pastor Jeremias Pereira

Sem comentários