Adoração na igreja por Asaph Borba

Adoração? Verdadeiros adoradores?  Cremos que a maior característica dos adoradores não é a forma de cantar e adorar, mas sim o profundo amor que estes têm por Deus.

“Jesus é junto com o Pai e o Espírito Santo a fonte e a plenitude de todas as coisas, inclusive de todo louvor, toda a adoração, toda a alegria e júbilo. Por isso Jesus disse que Deus não procura adoração, pois adoração ele tem no céu (Is. 6: 1-3). Deus procura por seus filhos, seus adoradores. (Jo. 4:23). O que vem ao meu coração ao meditar sobre isto é que acima de tudo existe algo na adoração que é de vital importância não para Deus, mas para os adoradores, ao ponto de Deus em sua onisciência e autossuficiência estar procurando por adoradores que o adorem em espírito e em verdade. Adoração (comunhão) é um precioso elo entre a criatura e criador. Tudo está na atitude do adorador, no livre arbítrio que temos para optarmos em sermos ou não adoradores”. (Asaph Borba)

O livro de Asaph Borba :” Adoração: quando a fé se torna amor – a História”  pode nos ajudar a perceber esta dimensão da adoração, confira o bate-papo do Instituto Jetro  com Asaph Borba  sobre o tema e livro.

Asaph Borba, com 35 anos de ministério, é jornalista formado pela Universidade Metodista do Sul, é diretor e fundador da “Life Comunicação”, possui 72 discos gravados, três DVDs. Atualmente, investe fortemente no Oriente Médio, onde já gravou 5 CDs e realizou 12 conferências de adoração. Clique aqui  para acessar o livro “Adoração – quando a fé se torna amor” pela Transmundial.

O que podemos encontrar em seu livro “Adoração: quando a fé se torna amor – a História”?

Asaph- O livro trata do entendimento que Deus me tem dado a cerca da verdadeira adoração não como um estilo de música e sim um estilo de vida. A obra traça a história de como minha pequenina fé tornou-se em um singelo amor a Deus, no decorrer destes mais de 37 anos de ministério.

O que é adoração? E o que é ter vida de adoração?

Adoração é o conjunto de respostas que damos a Deus, através de nossa vida, arte, emoções e diferentes atitudes.

Quando lemos “importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade, o que o Sr. compreende sendo “em espírito e em verdade”?

Espírito é a esfera transcendental do homem que não pode ser vista de fora pra dentro e só de dentro para fora pelo próprio espírito santo de Deus, e assim, tudo que surge desse enlace de comunhão e amor entre o Espírito de Deus e o espírito do homem é a verdadeira adoração.

Certa vez o Sr. disse; “Deus não procura Adoração, pois adoração ele tem nos céus. (Is. 6:1-3). Deus procura por seus filhos, seus adoradores (Jo 4:23). O que de fato está envolto nesta afirmação?

Os adoradores são a realidade de Deus no mundo, são pessoas que trazem o céu para a terra, pois a verdadeira adoração que Deus procura não é para o céu e sim para a terra.

Quais as características de um adorador?

Espiritual e verdadeiro, submisso a Deus e responsivo ao seu amor.

O que tem a dizer sobre o Louvor e adoração deste tempo nas Igrejas? E sobre as composições? Do que temos que fugir/evitar?

Creio que é crescente. Todos os segmentos evangélicos se voltaram para Deus e sua presença. As composições refletem isso. Devemos evitar modismos e buscar sempre a essência da mensagem sublime da palavra de Deus, sempre sermos Bíblicos.

Quais os conselhos para pastores e líderes sobre a Adoração?

Sejam sensíveis ao Espírito Santo para não apenas termos formas definidas de adoração e sim uma profunda essência de Deus e do Seu reino. Nossa vida deve ser sempre o altar aonde Deus tem o maior prazer de estar, como diz em 2 Crônicas 16:9 – Quanto ao Senhor seus olhos passam por toda a terra para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente Dele.

Fonte: Instituto Jetro

Sem comentários