Acrescente variedade e criatividade a suas lições

Entrevistas – Peça a um aluno para assumir o papel de repórter e para atribuir os papéis dos personagens bíblicos aos outros. Peça ao repórter para entrevistar cada personagem bíblico quanto à sua parte na lição da Bíblia.

Encenação – Peça aos membros da classe para assumirem a identidade de um personagem bíblico e a espontaneamente fazerem a encenação. Eles podem também encenar as situações do dia-a-dia como fazer um pedido a um membro da igreja ou a como se achegar a um aluno novo.

Mímica e Charadas – Peça aos alunos para, em silêncio, fazerem mímica de uma história ou situação bíblica. Com uma semana de antecedência, peça a um voluntário para treinar a mímica da história da próxima semana. Diga apenas ao referido estudante qual é a história e os demais devem adivinhar o que ele está dizendo através da mímica.

Jogo – Peça à classe para reescrever a história no formato de um jogo. Traga roupas e outros utensílios. Permita-lhes praticar a encenação e apresentá-la nas classes das crianças menores. Você até mesmo pode escrever a respeito de certos missionários para o sábado missionário.

Monólogos – Escolha um pré-adolescente para assumir o papel de um personagem bíblico ou de algum missionário bem-conhecido e peça-lhe para contar a história da pessoa. Talvez o adolescente queira contar a história sem mencionar o personagem e pedir para a classe adivinhar quem ele é. Incumba os respectivos estudantes com uma semana de antecedência para que se preparem.

Música – Escolha músicas ritmadas que estejam de acordo com o tema da lição ou peça aos alunos para tentarem transformar em música a história que aprenderam.

Charadas – Utilizar a pergunta ou perguntas “Quem Eu Sou?” é uma forma excelente para iniciar a classe e rever as lições das semanas anteriores. Peça aos alunos para se levantarem assim que souberem a resposta. Determine uma pessoa para marcar a pontuação.

Faça Duas Filas* – Use as charadas “quem eu sou?” As crianças da frente de cada fila retiram cada uma um papel com a pergunta. Então deverá respondê-la e deixar a fila. A fila que terminar primeiro será a ganhadora.

Divirta-se com essas sugestões e permita que sejam canais para outras idéias a fim de captar e manter a atenção dos alunos.

Extraído de Kids’ Ministry Ideas, janeiro – março de 2008, pp. 28 – 29

 

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