A plateia do Calvário. Reações humanas diante da grande oferta.

No dia que Jesus Cristo foi crucificado muitos estavam presentes. A multidão era heterogênea. Alguns eram apenas espectadores, outros envolvidos diretamente por suas ações ou emoções. Vejamos algumas características.

Os materialistas – João 19:23-24. Os soldados eram os mais próximos da Cruz, mas os seus olhos não estavam no Cristo crucificado, mas nos seus pertences. Eles repartiam as vestes e lançavam sortes sobre a sua túnica como se fossem troféus. A dor da cruz não os comoveu, seus olhos estavam cegos pelo material, pelo vil metal.

Dependemos das finanças para sobrevivência e até mesmo para sustentação e propagação do Evangelho, mas jamais devemos adorar os cifrões. Os bens materiais são valores que passam. As coisas de Deus não devem ser comercializadas. Deus não está a venda. Jamais as coisas espirituais devem servir de fonte de lucro. A nossa maior riqueza deve ser a graça, a esperança, a comunhão e o amor de Deus.

Os irreverentes e escarnecedores – Mateus 27: 39-44. Os que passavam blasfemavam e zombavam sob a regência dos líderes religiosos e diziam: “Se tu és o Cristo, o Rei de Israel, desça da Cruz”. Jesus estava morrendo pelos pecados do mundo e este grupo brincava. Em seus corações o desprezo foi maior que o sacrifício de amor. Em nossos dias tantas programações e atividades (TV, teatro, música, etc.) zombam das coisas Celestes. Jamais devemos afrontar a Santidade Divina.

Os que se impressionam – Mateus 27:54. O Centurião e os seus soldados ficaram tremendamente impressionados e disseram: “Verdadeiramente este era o Filho de Deus”. Muitas outras pessoas da Bíblia ficaram também admiradas com as manifestações do poder de Deus. Porém, mais do que impressionados e emocionados, devemos tomar uma posição definitiva em relação ao Seu Reino.

Os espectadores – Mateus 27:55-56. Muitas mulheres vieram de longe e estavam ali observando. Eram mulheres com santos objetivos, nada podiam fazer e o plano de salvação deveria ser cumprido. Mas será que não poderiam ser como João e Maria e ficarem pelo menos mais perto da Cruz? Muitos hoje também preferem ficar na arquibancada da fé, na torcida. Não vestem a camisa, não se comprometem, não se engajam, são apenas espectadores, Vips  num sofá macio.

Os que se rendem e se entregam – Lucas 23:40-43. O ladrão arrependido nos ensina importantes lições. Reconheceu seu pecado, creu na vida futura, percebeu a inocência de Jesus e suplicou a Sua misericórdia. Não foi atraído por milagre, mas pelo sangue de Cristo. Em resposta de sua fé ouviu as solenes palavras “Estarás comigo no Paraíso”.

Felizes são aqueles que atraídos pelo Calvário e arrependidos se atiram nos braços de Jesus fazendo dEle o Salvador. Se Ele fosse crucificado hoje a plateia seria diferente? Em algum grupo nós pertencemos.

Refletindo…

Qual é o seu grupo?

(Caso seja comprometedor, ainda é tempo de mudar).

Por: Pr. Elias Alves Ferreira

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários