A oração que funciona

“A oração fervorosa de um homem justo tem grande poder e resultados maravilhosos.” (Tiago 5.16 (b) – Bíblia Viva)

A oração que funciona deve possuir algumas características essências. Cinco pelo menos não podem faltar conforme o contexto de Tiago 5.

A primeira a ser considerada é a fé. “E a oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado.” – v.15. Sem fé não podemos agradar a Deus (Hebreus 11.6), e somos levados de um lado para outro (Tiago 1.6).

A segunda característica chama-se justiça. Tiago afirma que a oração que produz efeitos é feita por um “justo”. Mas quem é um justo? O justo é aquele que encontrou a “justificação” de Deus pela fé. A morte e ressurreição de Jesus são os caminhos da justificação e não através de obras humanas. Paulo propôs com propriedade: “Consequentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens.” – Romanos 5.18. “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus.” – Efésios 2.8. Este ato de justiça em favor de todos foi o calvário de Jesus autenticado pela Sua ressurreição. 

A terceira chama-se confissão. “Confessai, pois, os vossos pecados…”. Confessar é admitir, ir diretamente ao assunto, dizer o que realmente fez. Quando se admite confessa e abandona, abre-se caminho para a vitória. Provérbio 28.13 diz: “Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.”.

A quarta é a comunhão incondicional com o Corpo de Cristo. ” Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. ” – Tiago 5.16 (a). Essa afirmação está intimamente ligada com a frase: “A oração fervorosa de um homem justo tem grande poder e resultados maravilhosos.” Uma oração só pode ser fervorosa quando também existe fervor e sinceridade nos relacionamentos entre os irmãos em Cristo. Talvez muitas orações não sejam atendidas pelo Senhor porque existe discórdia entre os irmãos, porque se entra no círculo vicioso do ressentimento e não existe disposição em perdoar o próximo.

A última chama-se perseverança na oração. Exatamente Elias é usado para exemplificar essa verdade: “Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio.” – Tiago 5.17. Elias foi um dos maiores profetas do Antigo Testamento, e, através do Senhor, ele foi capaz de fazer coisas grandiosas em uma época de apostasia quando as pessoas abandonavam o reto caminho. Mas exatamente Elias é classificado como o homem que ” era humano como nós”. Em sua vida, ele experimentou altos e baixos, vitórias e fugas – mas orava sempre com determinação e possuía uma fé inabalável. Elias não tinha uma vida emocional diferente da nossa. Ele era sujeito aos mesmos altos e baixos pelos quais nós passamos. Porém em sua fé ele era inabalável.

Aqui a Bíblia quer nos ensinar que não devemos olhar para as aparências, nem para os nossos sentimentos e muito menos para as circunstâncias, e que não devemos condicionar nossa vida de oração a essas coisas. Ou seja, não podemos ficar aguardando um momento especial para orar e sim exercitar a nossa oração de forma espontânea e simples. Desta forma somos exortados e animados a orar com uma fé que não vacila e de acordo com a vontade do Senhor.

Tenhamos nova coragem e novo ânimo para orarmos fervorosamente, com seriedade, e para assumirmos atitudes concretas, atitudes de justiça que são imprescindíveis para que nossas orações sejam respondidas. “Muito pode, pela sua eficácia, a súplica do justo”.

NEle  que tudo faz por nós.

Por: Pr. Elias Ferreira

Um comentário