A marca de um verdadeiro discípulo

“Assim, pois, qualquer de vós que não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo” Lucas 14:33.

Se sairmos de casa, pela manhã, sem uma devocional composta de leitura Bíblica, oração e comunhão com Deus, aquele dia será marcado pela derrota. Os acontecimentos serão ásperos e andaremos na contramão da estrada da vida.

Quão diferente é quando fazemos um desjejum espiritual, íntimo e pessoal com Cristo. Quando antes de pusermos as nossas mãos em algo, deixamos nas mãos Divinas. Quando antes de pusermos os problemas sobre os nossos ombros, os deixamos no Altar Celeste. O resultado é muito diferente e para melhor, quando o espiritual, da parte de Deus, governa o material, o emocional e o físico.  Quando o Senhor vai a nossa frente passamos a ser vitoriosos em todas as coisas.

Jesus falou que o verdadeiro discípulo é o que renuncia tudo. É o que compreende que o Mestre está acima de todas as coisas. É o que descobre que a maior das riquezas, a maior das alegrias, a maior das satisfações, a maior das grandezas, o maior dos prazeres, o maior dos amores chama-se Jesus Cristo e seus paradoxos: Morto e vivo, crucificado e ressurreto, cordeiro e leão, pobre e rei, desprezado e amado, vendido e adquirido, sem casa e tendo uma cidade de ouro, fraco e invencível, desfigurado e belo, pequeno e grande… limitado e infinito!

Por Jesus devemos renunciar e consagrar a nossa mente, nossos olhos, nossa língua e nosso corpo.

Em relação a mente aprendemos com Isaías: “Tu guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia.” – Isaías 26.3. Nossos pensamentos devem estar centralizados primeiramente em Deus.

Jó nos ensina quanto aos olhos: “Fiz concerto com os meus olhos”. E, ainda Josafá: “Os nossos olhos se voltam para ti” – II Crônicas 20.12. Olhar para o Senhor e suas obras é uma maneira de nos manter sóbrios e em  santa comunhão.

A nossa língua (nossas palavras), quando não controlada é uma arma destrutiva. Tiago diz: “Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. Assim também, a língua é um fogo…”. Tiago 3.5 e 6. Vigie para que suas palavras promovam comunhão, edificação e seja uma bênção para todos os que o cercam.

O nosso corpo deve ser diariamente consagrado a Deus. Paulo exorta: “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.” – I Coríntios 6.19, 20.

Crucificando diariamente a nossa vida com Cristo e consagrando-a para a glória eterna, seremos marcados por um verdadeiro discipulado e viveremos vitoriosamente, hoje e sempre.

Sem comentários