A família sob nova direção

A família sob nova direção possui uma fé preciosa

 Texto bíblico: “Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa.” 2 Pedro 1:1

Você sabe qual é a pedra mais preciosa do mundo? Conforme alguns  site de notícias, o mineral mais precioso do mundo é o jadeite, um mineral raríssimo e difícil de ser encontrado. Somente para termos uma ideia de seu valor, num leilão em Hong Kong 0, 5 milímetros desse mineral foi vendido por 9, 3 milhões de dólares. Um quilate de jadeíte custa cerca de 3 milhões de dólares. É ou não é uma gema extremamente preciosa? São vários fatores que atribuem valor às pedras preciosas: sua beleza, durabilidade e a raridade com que uma pedra é encontrada na natureza. Além disso, a tradição e a moda podem influenciar no valor, proporcionando que um mineral se torne uma pedra preciosa.

A Bíblia vai enfatizar algo que é muito mais valioso e importante do que qualquer gema ou pedra: a fé. Ela é o que de mais precioso nós e nossa família podemos ter. Uma família sob nova direção possui uma fé preciosa. Nesta reflexão, meditaremos sobre quatro aspectos relacionados à importância de, como família, termos esta fé preciosa:

  1. Uma família sob nova direção recebe uma fé preciosa.

  2. Uma família sob nova direção cultiva uma fé preciosa.

  3. Uma família sob nova direção pratica uma fé preciosa.

  4. Uma família sob nova direção compartilha uma fé precisa.

2 Pe 1: 1 vai enfatizar a importância dos irmãos daquela época terem uma fé preciosa. Pedro tinha o propósito de animar e encorajar os irmãos a perseverarem na fé, mesmo que estivessem enfrentando perseguições e  ataques daqueles que queriam distorcer os ensinamentos de Jesus: os falsos mestres. Ele estimulou os irmãos e irmãs a permanecerem firmes, pois haviam recebido uma fé preciosa. Assim como aqueles irmãos, somos estimulados a isso também. Se quisermos viver sob a nova direção de Cristo, nós e nossa família precisamos receber, cultivar, viver e compartilhar a fé preciosa que Deus tem nos concedido.

  1. Uma família sob nova direção recebe uma fé preciosa.

Conforme a Bíblia Sagrada, a fé é preciosa porque ela está posta em Jesus. Quando nós e nossa família cremos nele como Salvador, nossos pecados são perdoados e somos declarados justos diante de Deus. É esta fé preciosa que nos ajuda a reconhecermos que estávamos mortos em nossos pecados e que somente em Cristo temos salvação. Tal fé é um presente, uma dádiva de Deus para nossas famílias. Atualmente vemos muitas famílias depositando a fé no dinheiro, na segurança financeira, no trabalho, na faculdade, somente para citar alguns exemplos. Mas, a Palavra de Deus nos ensina que a fé preciosa está centrada na pessoa de Cristo Jesus, no reconhecimento de que sem ele nada podemos fazer.

Em 2 Pe 1: 1 está claro que a fé salvadora é a fé no Cristo crucificado e ressurreto; o qual, por meio de seu sacrifício nos perdoou, justificou e salvou. Uma família sob nova direção recebe essa fé preciosa, pois sabe o preço que foi pago por Jesus para morrer numa cruz por ela. Desta forma, uma reflexão é importante: que fé nossa família tem reconhecido? A quem temos adorado em nossos lares? Nossa família tem consegue reconhecer a fé preciosa que está somente em Cristo Jesus? Que a resposta a esta questão seja positiva em nossos lares. E se isso ainda não tem acontecido em nossas casas, que a fé preciosa em Cristo Jesus seja o alicerce do nosso lar.

  1. Uma família sob nova direção cultiva uma fé preciosa.

Estamos vendo a importância de recebermos a fé preciosa em nosso lar. Mas, além de recebermos, devemos cultivar essa fé preciosa em nossa família através de um relacionamento profundo, sincero e constante com Cristo. E de que forma podemos fazer isso? Através da oração, da leitura e estudo de sua Palavra. Está escrito em Romanos 10: 17 que a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus. Já o Salmo 66: 10 vai reforçar que Deus não rejeita a nossa oração e nem desvia de nós a sua misericórdia, o seu favor.

Como família devemos separar diariamente um período do nosso dia para cultivarmos esta fé preciosa, seja individualmente, seja coletivamente. Os afazeres, a correria, a rotina do dia a dia não podem impedir que nossa família deixe de se relacionar com Cristo, o Deus da nossa salvação. Nossa prioridade de vida é servi-lo, quer saibamos disso ou não. Em tempos de relacionamentos cada vez mais conectados, mas ao mesmo tempo superficiais (inclusive no interior das famílias) é imprescindível que cultivemos a fé preciosa através de um relacionamento com Cristo. Quando fazemos isso, pela graça de Deus conseguimos vencer as lutas, problemas e dificuldades que enfrentarmos. Além disso, também temos paz e alegria para vivermos, um dia de cada vez. A família sob nova direção cultiva a fé preciosa.

  1. Uma família sob nova direção pratica uma fé preciosa.

É interessante observarmos que uma das consequências diretas de reconhecermos e cultivarmos a fé preciosa em Cristo Jesus é a mudança de vida proporcionada pelo Espírito Santo. A partir do momento em que nossa família serve a Cristo, ela também pratica a fé através de relacionamentos restaurados, do exercício do perdão mútuo, de palavras e de pensamentos sujeitos a Cristo e de atitudes que refletem os ensinamentos de Jesus que se encontram na Palavra de Deus. Certamente isso não acontece de um dia para o outro e nem sempre é fácil, em muitos casos é um processo lento, demorado e que envolve sofrimento, pois somos quebrantados por Deus para que tenhamos o caráter de Cristo e sejamos seus imitadores.  Com isso somos impulsionados a praticar a fé preciosa que confessamos.

Conforme Tiago 2, vamos observar que a fé está relacionada à maneira como agimos. Fé sem atitude prática é morta, assim como as obras sem a fé preciosa em Cristo é insuficiente e incompleta. A forma que agimos é uma demonstração clara de onde verdadeiramente está a nossa fé. A maneira que nos relacionamos em família também é um termômetro da nossa fé, pois a prática desta fé preciosa restaura, resgata e transforma os nossos relacionamentos.  Não nos esqueçamos de que uma família sob nova direção vive a fé preciosa em todas as áreas de sua vida. Que nossos filhos, pais, irmãos percebam através de nossas palavras e atitudes a fé preciosa que temos em Cristo e que sejam impulsionados pelo Espírito Santo a viverem essa valiosíssima fé também.

  1. Uma família sob nova direção compartilha a fé preciosa.

O quarto e último aspecto da nossa reflexão diz respeito à missão da família que está sob nova direção: de compartilhar para as outras pessoas a respeito de Cristo, aquele que a tirou das trevas e a trouxe para a sua maravilhosa luz. O fato de ter sido alcançada pelo evangelho precisa ser a grande motivação para que eu, você e nossas famílias não fiquemos calados, mas que compartilhemos a respeito da fé preciosa em Jesus para várias outras famílias. Famílias estas que ainda estão mortas espiritualmente e que necessitam desesperadamente da salvação que somente Cristo dá.

A salvação em Cristo é o maior presente que o Deus concedeu às famílias. Desta forma, como famílias sob nova direção somos convocados por Jesus a irmos, fazermos discípulos dele e ensinar outras famílias tudo o que Jesus tem ordenado. Temos a garantia de que Cristo estará com nossas famílias, sustentando e fortalecendo enquanto aqui vivermos.

É somente por meio da fé que temos acesso a Deus e é através dela que nos conectamos com ele. Nosso relacionamento com o Senhor se inicia com a fé. É justamente por sua importância que Pedro a descreve como “igualmente valiosa”. Sua preciosidade está no fato que a fé não pode ser produzida naturalmente, mas é o próprio Deus quem a produz no coração de todo aquele que crê no sacrifício de Cristo. Por meio da fé, podemos reconhecer que somos pecadores que necessitam desesperadamente da salvação. Ela é valiosa também por estar centralizada e baseada em Jesus, o autor e consumador da nossa fé. Por ser tão preciosa, precisa ser cultivada, praticada e compartilhada em nossos lares.

Confira também

Comentários encerrados.