A ética de trabalho de Deus

O que algumas vezes é chamado de Ética Protestante do Trabalho de virou-se dos diligentes hábitos de trabalho dos puritanos ingleses. Embora os puritanos não buscassem riqueza nem luxo, eles frequentemente usufruíam prosperidade devido ao seu trabalho árduo. Contudo, você poderia facilmente modificar o rótulo para Ética Trabalhista de Deus, porque hábitos fiéis de trabalho são ordenados nas Escrituras. O apóstolo Paulo tinha uma forte exortação para alguns dentro da igreja Tessalônica por seus hábitos medíocres de trabalho. Alguns deles haviam parado de trabalhar devido à sua expectativa do breve retorno do Senhor. “Se Jesus está voltando, por que se preocupar em trabalhar! ”, eles pensavam. Embora eles aguardassem, aparentemente, dependiam da generosidade de outros na igreja que ainda estavam trabalhando.

Paulo condenou esse tipo de pensamento. Nós vos ordenamos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebestes; pois vós mesmos estais cientes do modo por que vos convém imitar-nos, visto que nunca nos portamos desordenadamente entre vós, nem jamais comemos pão à custa de outrem; pelo homens sábios contrário, em labor e fadiga, de noite e de dia, trabalhamos, a fim de não sermos pesados a nenhum de vós; não porque não tivéssemos esse direito, mas por termos em vista oferecer-vos exemplo em nós mesmos, para nos imitardes.

Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma. Pois, de fato, estamos informados de que, entre vós, há pessoas que andam desordenadamente, não trabalhando; antes, se intrometem na vida alheia. A elas, porém, determinamos e exortamos, no Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando tranquilamente, comam o seu próprio pão. E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem. Caso alguém não preste obediência à nossa palavra dada por esta epístola, notai-o; nem vos associeis com ele, para que fique envergonhado. Todavia, não o considereis por inimigo, mas adverti-o como irmão. 2Tessalonicenses 3.6-15.

Pelo exemplo e ordem clara de Paulo, ele chama os cristãos a serem trabalhadores fiéis. Os homens são motivados a trabalhar arduamente por uma variedade de razões. Alguns querem ter mais coisas. Outros anseiam em tirar férias exóticas. Almejar reconhecimento seduz alguns rapazes a passarem horas extras no local de trabalho. Um homem de sabedoria, no entanto, trabalha cuidadosamente por uma razão diferente. Embora prover para a família e, até mesmo sair de férias sejam razões importantes para trabalhar (cf. 1Timóteo 5.8), existe um incentivo mais belo por trás do trabalho árduo. O temor do Senhor inspira uma ética de trabalho disciplinada, mesmo quando não há ninguém ao redor. Saber que o Senhor Jesus está observando desafia o sábio a trabalhar fielmente. Colossenses 3.23-24 trouxe essa mentalidade até mesmo àqueles que trabalhavam como escravos: “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo”.

Essa atitude não nos leva a negligenciar outras responsabilidades (como família ou igreja) em busca de trabalho, trabalho, trabalho. No entanto, ela afeta radicalmente o que e como você cumpre as suas responsabilidades no local de trabalho (quer seja num emprego ou numa escola).

Fonte: Livro Homens Sábios – A Sabedoria de Provérbios para Homens – Pgs 57-59

Sem comentários