A brevidade da vida

Há alguns dias atrás escutei uma música popular que tem feito muito sucesso: a canção “Trem-bala”, de autoria de Ana Vilela. Essa música tem uma letra bem interessante, pois vai falar sobre o valor de aproveitarmos o que realmente importa na vida e também, valorizar ao máximo os momentos que temos com aqueles que amamos. Conforme a letra da canção, precisamos considerar que a vida é como um “trem-bala”, ou seja, passa muito rápido e cada um de nós na verdade é um passageiro que está prestes a partir. É muito interessante a comparação entre a vida e o “trem-bala”: ambos passam de forma muito rápida e às vezes imperceptível para aqueles que fazem parte, tanto de um quanto do outro.

Refletindo justamente no quanto a vida é breve e rápida, o Salmo 144: 4 nos ensina que “O homem é como um sopro; seus dias são como uma sombra passageira.”. Precisamos lutar diariamente contra a tentação de esquecermos a brevidade da vida e da arrogância de uma vida distante da vontade de Deus. É imprescindível considerarmos, à luz da Palavra de Deus, que nossa vida é menos de uma névoa. Nossa existência é como uma sombra: estamos aqui agora, mas de repente, nossa vida chega ao fim. E com isso, todos os nossos planos, projetos, afetos, sonhos, desejos e sentimentos são enterrados juntamente conosco. Essa é uma verdade que às vezes não lembramos ou não queremos perceber. E assim, vivemos sem considerar que um dia, nossa imprevisível vida também chegará ao fim.

Quando meditamos nestas questões, compreendemos a importância de vivermos de forma mais plena e abundante possível e de termos as prioridades corretas. Não podemos nos esquecer que a vida é muito breve e passa num “piscar de olhos”. O que as Escrituras Sagradas nos ensinam sobre isso? Em primeiro lugar, que nossa vida é um presente de Deus. Ele nos concedeu a vida por causa de seu grande amor e misericórdia. Eu e você não existimos por acaso e nem somos o resultado de um “acidente” biológico, mas nascemos e existimos porque um Deus maravilhoso nos deu o dom da vida.

O propósito de Deus para cada um de nós é que tenhamos uma vida plena e abundante. Para isso, é preciso que entreguemos nossa vida a Cristo e o reconheçamos como o Senhor e Salvador de nossa vida. Nossa esperança deve estar alicerçada em Deus, o Autor da vida. Além disso, devemos priorizar e valorizar os nossos relacionamentos: seja com o nosso cônjuge, seja com os nossos filhos, seja com nossos pais, seja com nossos amigos. O fato é que as pessoas que estão à nossa volta são muito mais importantes do que quaisquer bens ou recursos financeiros que consigamos conquistar e adquirir.

Sendo assim, gostaria de finalizar esta reflexão com as seguintes questões: qual é o legado que você está disposto a deixar? O que você gostaria que fosse esculpido em sua lápide? No final de sua vida, se você tivesse a oportunidade de assistir um filme com as principais cenas de tudo o que você viveu, o que veria? A proposta de Deus para cada um de nós é que possamos compreender e considerar a brevidade da vida. Ao mesmo tempo, que possamos viver para adorar e glorificar a Cristo, o Senhor da vida, investindo e valorizando os relacionamentos que ele nos tem concedido. A cada dia somos chamados por Deus para vivermos de forma plena e abundante em Jesus.

Por: Dsa. Cláudia Duarte

Sem comentários