5 dicas ensinam como economizar dinheiro ganhando pouco

Muita gente acredita que é preciso ganhar muito dinheiro para economizar e investir. Obviamente, é mais fácil guardar dinheiro quando você tem um salário alto, suficiente para as despesas mensais, alguns gastos “dispensáveis” e ainda economizar.

Mas, se você acha que apenas quem ganha muito pode poupar, saiba que esse é um grande erro. Algumas poucas mudanças de hábito podem fazer alguém que vive com o orçamento no limite a aprender como economizar dinheiro ganhando pouco.

Dica # 1 – Trate o dinheiro das economias como se fosse uma conta a pagar

Por serem pessoas honestas, muita gente dá prioridade às contas a serem pagas na hora que o salário cai na conta bancária. Resultado: o salário cai no dia 5, as contas são pagas no dia 6 e, no resto do mês, o que sobra na conta acaba indo embora. Como não sobra nada, nada é economizado. No mês seguinte o mesmo se repete e, quando se percebe, passam-se anos e anos nesse ciclo vicioso.

Para evitar isso, interrompa o ciclo logo no seu começo. Se no início do mês as contas são pagas, trate o dinheiro a ser poupado como se fosse também uma conta a ser paga. Separe o montante destinado aos investimentos já no momento do pagamento em que o salário é depositado. Com isso, você logo perceberá como economizar dinheiro é mais fácil do que você imaginava!

Dica # 2 – Faça uma lista de supermercado

Muita gente acaba gastando mais no supermercado do que gostaria simplesmente porque deixa de fazer a lista. Chega ao mercado sem planejamento e vai “lembrando” do que precisa comprar à medida em que atravessa as prateleiras e as seções do estabelecimento.

Esse é um erro tremendo que acaba custando muito caro porque o consumidor acaba sujeito a levar produtos de que não precisa, apenas por ter sido “tentado” no momento. Ao levar a lista, você sabe exatamente do que precisa levar pra casa e, com isso, acaba evitando prejuízos. E dinheiro que não é gasto é dinheiro economizado!

Dica # 3 – Coma mais em casa – ou leve comida de casa para o trabalho

Outra causa de despesas bastante altas é a alimentação fora de casa. Comer em restaurantes, via de regra, é muito mais caro do que comer em casa. Por isso, sempre que possível, leve comida de casa para o trabalho. Seu bolso agradece! Sem contar que provavelmente sua alimentação será muito mais saudável levando comida de casa!

Dica # 4 –  Tome nota de todas as suas despesas

Muitas pessoas não sabem como economizar dinheiro porque, em primeiro lugar, não sabem como o gastam. Ao anotar suas despesas e analisá-las ao menos uma vez por mês, você começa a perceber que gastos são realmente necessários e onde você está gastando de maneira desmedida. Por isso, é importantíssimo tomar nota de todas as despesas.

Hoje em dia, com a popularização dos smartphones, há excelentes aplicativos que facilitam esse processo, tornando essa tarefa muito menos complicada. Se você não tem um smartphone, não tem problema; um caderninho de notas também é o suficiente para resolver esse problema.

Dica # 5 – Pague as dívidas SEMPRE em dia

Pagar juros é sempre pior do que receber. E juros pagos em virtude do consumo são despesas “burras”, porque você paga sem ter nada em troca a não ser o fato de ter adquirido um bem de consumo mais rapidamente. Mas, como os juros para o consumo no Brasil são extorsivos, essa é uma conta que normalmente não vale a pena.

Além disso, evite sempre que possível recorrer a empréstimos para pagar as despesas diárias, porque isso acaba virando uma bola de neve no futuro. Se você não conseguiu se virar esse mês com o salário e ainda fez uma dívida, no mês que vem vai ter que se virar para viver com o salário e ainda pagar os juros da dívida feita para “sobreviver” nesse mês. Por isso, pague sempre as dívidas em dia, evitando ao máximo pagar juros.

Fonte: O pequeno investidor

Sem comentários