3 características de um pequeno grupo saudável

Seu pequeno grupo pode ter muitas características, mas essas são essenciais de um pequeno grupo saudável.

1° Característica é COMUNHÃO. Viver unido é uma das grandes características de um pequeno grupo. Para que os vínculos sejam fortalecidos requer do líder acompanhamento, isso engloba ligações, mensagens, comunhão em momentos de oração juntos e também visitações. Os líderes devem ser pastores desse pequeno grupo, acompanhar, saber como estão as pessoas, aconselhar mas quando a situação for mais complicada, está deve ser passada para o pastor da igreja. Fortaleça os momentos de comunhão. Que tal essa semana marcar um churrasco, piquenique, assistir um filme juntos com os participantes do discipulado e sua família?

2° Característica é DISCIPULAR. Discipulado significa seguir de perto, imitar os passos.

2 Timóteo 3. 10 Paulo diz a Timóteo: “Você tem sido um bom discípulo meu: seu viver reflete meu ensino, estilo de vida, orientação, fé, constância, amor, paciência…” (Bíblia A Mensagem). Discipulado é modelo de vida. O líder precisa se preocupar como vive. A diferença do discipulado para grupo de estudo bíblico, é que estudo bíblico passa informação, porém no pequeno grupo, o líder precisa viver aquilo que ensina. Alguém está te vendo, te observando. Paulo disse a Timóteo você está vendo de perto a minha paciência o meu amor… No discipulado essa é a diferença: você ensina com a vida! Não é transmitir conhecimento é transmitir vida. Como tem sua sido sua vida, será que os participantes do seu grupo podem olhar para sua vida e vê-lo parecido com Jesus?

3° Característica é EVANGELIZAÇÃO. Como você está trabalhando em seu pequeno grupo para que este esteja preocupado com que outras pessoas conheçam o evangelho? Se esse não for o alvo vira apenas um grupo de comunhão. Porém o propósito do pequeno grupo é evangelizar, é preciso se preocupar com os de fora. Com o amigo de trabalho, da faculdade, da escola, com o vizinho. Às vezes, o grupo vira um grupo de comunhão tão forte que fica de olho virado quando vem gente de fora, surgem até as falas: “Lá vem ele trazendo gente problemática.”. Incentive seu grupo para nesta semana visitar um amigo ou familiar e convidá-lo a participar do pequeno grupo.

É necessário que exista essas características senão não será mais pequeno grupo. Se você percebe que falta essas características em seu pequeno grupo é tempo de mudar e buscar como alvo no seu discipulado existir essas três características.

Sem comentários