11 atitudes dos pais que podem arruinar a vida dos filhos

Quer arruinar a vida dos seus filhos para sempre? Se sua resposta for não, descubra que suas ações e pensamentos podem estar falando o contrário disso.

O Pai da Psicanálise Sigmund Freud afirmou que “nenhuma necessidade é tão importante para uma pessoa durante a infância do que a de se sentir protegida por um pai”, podemos admitir que essa pode ser considerada a parte mais fácil em ser mãe ou pai, proteger e amar aquele ser puro sem manchas, que não erra e não sabe nada da vida ainda.

Todavia, os bebês crescem, e ainda bem que crescem. Então, na mesma medida que a altura dos nossos filhos aumenta, também aumentam as dificuldades e problemas na criação, e como pais certamente iremos falhar, porém alguns erros podem destruir o futuro dos nossos filhos, veja alguns:

1. Eles serão nosso próprio espelho: O poder do exemplo

Recentemente estava parada com o carro em frente a uma padaria e observei um pai com um filho adolescente, estavam lanchando, o pai estava com as mãos cruzadas em cima da mesa, e exatamente a mesma posição o filho repetia com suas mãos cruzadas. Refleti, se até nossas pequenas ações são observadas e repetidas sem que notemos, imagine nossas grandes e perigosas ações da vida?

Precisamos ser um bom espelho refletor para nossos filhos.

2. Sua maneira de amar seu cônjuge refletirá na decisão mais importante de suas vidas

Li recentemente um artigo de uma Líder religiosa, no qual a mesma explicava qual foi a maneira que ensinou seu filho o precioso segredo para criar boas meninas. Elaine ensina que “A coisa mais importante que um pai pode fazer por sua filha, é amar a mãe dela”, ela explicou que as filhas irão aprender com seu exemplo o que esperar dos rapazes, e quais qualidades devem procurar em um futuro cônjuge.

3. Querer que faça algo que você não faz

Em relação aos nossos filhos, a menos que sejam bobos, jamais poderemos dizer a tão famosa frase “faça o que eu digo e não o que eu faço”, pois “suas ações sempre falarão mais alto do que suas palavras” se eu não desejo que gritem ou falem palavrões, e eu os faço, estou autorizando-os a repetir, mesmo que seja longe da minha presença. O comportamento que eu tiver certamente será repetido pelo meu filho.

4. Tomar todas as decisões por eles

Precisamos criar nossos filhos para se tornarem independentes, pois não iremos frequentar a escola todos os dias ao lado deles, nem estaremos grudadas em cada segundo do seu cotidiano. À medida que crescem precisam usar bem seu livre arbítrio e saber tomar suas decisões baseadas nos princípios e exemplos que demos a eles.

Muitos problemas emocionais de adultos se devem simplesmente pelo fato de que os pais não permitem que seus filhos lidem com seus desafios, precisamos criar filhos resilientes.

5. Não saber a medida dos limites

Quando as crianças nascem desconhecem todos os limites e erros, e a partir do momento que começam a andar e falar suas primeiras palavras, já tentam se impor frente a seus pais, tentam colocar-se no comando da casa. Nosso dever é ensiná-las com amor e paciência, que nós adultos sabemos melhor as coisas dessa vida do que eles.

Podemos elogiar mais do que corrigir, elogiá-los mesmo nas pequenas realizações da vida.

6. Preocupar-se mais com os bens matérias

No artigo, As 5 coisas que seus filhos irão se lembrar sobre você, o autor nos faz refletir sobre o que realmente importa para o futuro dos nossos filhos, quais coisas que fazemos a eles que irão ser lembradas para sempre, ou quais deixamos de fazer que podem ferir ou destruir seus sentimentos.

7. Agir de forma orgulhosa, não admitir seus erros

Camuflar nossas falhas perante nossos filhos somente os prejudica, ensina-os a esconder seus erros também, impede que uma amizade verdadeira se faça com pai e filha, ou mãe e um filho. Li uma frase bem interessante um dia que dizia que devemos ser os melhores amigos de nossos filhos, acredito que podemos ser pais, mas também bons amigos se conquistarmos a confiança deles.

8. Deixar de comparecer a eventos importantes para eles

Aqui nos referimos a memórias, aquelas que todos nós sempre teremos formadas para o resto de nossas vidas, que poderão nos fortalecer ou enfraquecer, frases que podem estar gritando em nossos pensamentos em algumas circunstâncias, tais como se você tivesse ido naquele dia… talvez não, ou talvez sim.

Existem alguns arrependimentos que não podem ser corrigidos, o tempo nunca mais voltará.

9. Permitir que outra pessoa seja seu herói

Tentamos almejar a consideração e admiração de muitas pessoas em diversas ocasiões que vivemos em sociedade, e claro, conseguimos alcançar com mais facilidade esse objetivo, afinal pouco demonstramos como realmente somos. Porém, carecemos ser os heróis de nossos lares, o homem invisível quando nossos filhos estão sozinhos, a mulher maravilha que ama, cuida e respeita seus filhos, o super-homem de todos os desafios.

10. Incutir sentimentos de raiva por um ente querido

Infelizmente, sempre há algum tio, tia, primo ou prima que não nos damos bem, seja da nossa própria família ou da família de nosso cônjuge, todavia, evitar fazer críticas e construir na mente das crianças uma figura pronta, não os permite a fazer seus próprios julgamentos sobre a pessoa, e os impede de aproximar-se de outros familiares também.

Além disso, às vezes podemos afastar aquelas boas lembranças que todos gostamos de ter da comida da casa da vovó, ou das conversas superinteressantes do vovô.

11. Não dedicar, tempo, atenção e amor que necessitam

Já ouviu uma frase que geralmente é usada por mulheres referindo-se aos maridos “se ele não encontra em casa, vai buscar fora”, também ocorre atualmente com muitos jovens, buscam preencher o vazio da falta de atenção e amor dos pais, que sempre estão ocupados demais. Os caminhos podem ser dolorosos demais, as drogas, o álcool, a prostituição, a pornografia, estão cada dia com acesso mais facilitado, precisamos de olhos abertos para vigiar e mãos abertas para abraçar.

Necessitamos usar nosso relógio do tempo para que trabalhe a nosso favor, busquemos sabedoria divina e todo tipo de ajuda necessária para criarmos os melhores seres humanos possíveis para um futuro melhor para o país e para todos.

Fonte: Família

Sem comentários