10 dicas para fazer boas perguntas em escolas bíblicas

  1. Faça perguntas mais abertas do que fechadas.

As perguntas fechadas são aquelas que têm só uma alternativa de respostas ou implicam um “sim” ou um “não”. Estas são perguntas que fazem teste do que foi decorado e não do que foi aprendido sobre a matéria. Quando for tentado a fazer este tipo de pergunta faça uma declaração e, em seguida, faça perguntas abertas, analíticas, e de sondagem.

  1. Faça só uma pergunta de cada vez.

Mais de um uma pergunta confunde o aluno. Professores que fazem várias perguntas de uma só vez, geralmente, não pensaram bastante ou não se prepararam adequadamente e estão “pescando”.

  1. Apresente as perguntas à classe toda.

Em vez de “matar” um aluno, dirigindo-lhe uma pergunta, faça-a para a classe inteira. Observando a prontidão de um aluno, é possível reconhecer que ele quer responde. Um aluno pode ser chamado sem que o professor diga uma palavra, apenas por meio de um olhar, de um sinal com a mão, ou inclinando a cabeça.

  1. Proporcione retorno (feedback) à resposta do aluno.

O professor pode apoiar os alunos e facilitar maior discussão, proporcionando retorno (feedback) verbal e não verbal para que saibam que ele ouviu e recebeu a resposta.

  1. Após a pergunta e a resposta, prossiga com perguntas mais profundas.

Perguntas mais profundas devem seguir as primeiras, pois incentivam maiores pesquisas e exploração sobre a matéria, e proporcionam um certo grau de reforço.

  1. Após fazer uma pergunta, aguarde em silencio.

O melhor passo a dar após fazer uma pergunta é manter silêncio. Se a pergunta foi feita e se os alunos têm dados suficientes para responde-la, então precisam de tempo para pensar. Dez segundos não é muito tempo. Contudo, dez segundos de silêncio parecem uma eternidade para um professor que está um pouco ansioso. Deixe por conta dos alunos o peso do silêncio. Cale-se e fique calmo; provavelmente, alguém responderá.

  1. Use o estilo de interrogação e não de interrogatório.

Ao usar o estilo de interrogação, o professor diz ao aluno: “Estou com você; estou interessado no que você pensa e diz”. O estilo de interrogatório faz com que as pessoas fiquem na defensiva, o que inibe sua habilidade de pensar e de se expressar criativamente.

  1. Anime os alunos a perguntarem também.

O professor não é o dono das perguntas; os alunos também podem usá-las eficazmente.

  1. Evite repetir a resposta do aluno.

Só há dois motivos para repetir a resposta do aluno: Para reforçar a resposta ou para dizê-la de modo que todos possam ouvi-la.

  1. Aceite as respostas dos alunos como se fossem presentes.

Quando um aluno arrisca uma resposta está arriscando algo de si mesmo. Todo aluno espera que suas respostam sejam aceitas. Nem sempre estamos inteiramente satisfeitos com todos os presentes que recebemos; porém, geralmente, somos corteses ao receber mesmo aqueles que não nos agradam muito.

Fonte: Manual do professor eficaz – págs 75-77 – Editora Cultura Cristã

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